domingo, 31 de março de 2013







Amanhã (01/04) completam-se 49 anos do golpe militar no Brasil. Parece mesmo mentira que tudo aquilo aconteceu! Parabéns pra você, atuante ou simpatizante da causa! Vocês venceram! Parabéns pra você que ainda sofre as consequências, mas nem consegue ligar o nome à pessoa!!
Vejam só uma listinha mínima dos ecos da Ditadura Militar no Brasil:
1 - Naquele período, mudou-se a estrutura educacional, banindo do currículo escolar conteúdos "subversivos" e muitos professores que defendiam esses ideais saíram pra comprar giz e nunca mais voltaram. O processo de privatização do ensino superior se acelerou neste período, com a criação das “fundações sem fins lucrativos” (sem fins lucrativos o caramba!). O sistema educacional criado na ditadura permanece intacto e há quem reaja a mudanças! Quem nunca ouviu a̶l̶g̶u̶m̶ ̶i̶m̶b̶e̶c̶i̶l̶ alguém falar que artes, filosofia e sociologia são matérias inúteis? Esta estrutura não só vigora até hoje, como é um dos pilares de formação e sustentação intelectual do neoliberalismo. Se você se irrita com o "povo burro" de hoje, agradeça aos generais de ontem! E às emissoras de TV, claro... que, não por coincidência, conseguiram suas concessões nesse período. Já as concessões de emissoras contrárias ao governo foram cassadas, obviamente.
2 - Milhares de pessoas foram torturadas, mortas, desaparecidas. Resultado: famílias destruídas, órfãos, suicídios, gente traumatizada, indenizações pagas com o dinheiro público, indenizações merecidas e não pagas, indenizações pagas e não merecidas. Por aí vai...
3 - Durante a ditadura, a economia avançou e as estatais brasileiras cresceram, certo? A dívida externa também, ok? Com a suposta volta da democracia, os governantes, eleitos democraticamente e lindos de morrer, resolveram abrir um buraco pra tapar outro: essas empresas foram privatizadas, teoricamente, pra pagar a dívida. Só não se menciona um detalhe: a taxa de juros da dívida era manipulada pelo próprio governo militar, ou seja, eles fizeram as dívidas com os amiguinhos patrocinadores gringos da época e nós, brasileiros de hoje, estamos pagando a conta!
4 - O golpe impediu que o projeto de reforma agrária proposto por Celso Furtado fosse posto em prática. E como todos sabem, mesmo com o fim da ditadura, o Brasil continua sendo um país de latifúndios e voltado pro agronegócio, as grilagens continuam (só que agora são feitas digitalmente), enquanto a agricultura familiar é sufocada pela falta de apoio e de infraestrutura, pela dificuldade de escoamento da produção; e índios e posseiros são expulsos de suas terras. Nem precisa dizer que isso causa migração pra as cidades, que, por sua vez, causa favelas, que causam todos os problemas urbanos que todo mundo já conhece, morando dentro ou fora delas.
5 - A ditadura abriu caminho pra chegada do neoliberalismo logo após a dita "redemocratização", além de ter interrompido o processo de reformas de base articulado por lideranças trabalhistas com o governo Jango. Também por isso, o bloco capitalista se apavorou e resolveu tomar as "devidas providências". Seu sindicato é fraco? Você se sente explorado e não pode fazer nada com relação a isso? Baixos salários? Informalidade? Faz parte do exército industrial de reserva? Pois é, né? Fazer o que? Mas tem quem goste: os grandes empresários e as multinacionais amam muito tudo isso!
6 - Muito mais! Uma infinidade de coisas têm muito mais a ver com a ditadura do que supõe a nossa vã filosofia, seja direta ou indiretamente: Revista Veja. BBB. Perseguição a Fidel, Chávez e afins. Julgamento rigoroso dos "mensaleiros" e um "tô-fingindo-que-não-vi" pros casos de corrupção envolvendo integrantes de outros partidos. Boas-vindas a Yohani Sanchez. Um "tô-nem-aí-pra-você" pro Carlos Alexandre Azevedo (foto). Arnaldo Jabor. José Sarney... Essa lista não tem fim, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário